É natural que algumas pessoas necessitem de ajuda psicológica em algum momento de suas vidas. Não há nenhum problema em necessitar de uma ajuda profissional, mas surgem dúvidas acerca do trabalho do psicólogo clínico, e a maneira que o profissional poderá auxiliar em cada caso.

Por esse motivo,  escolhi algumas perguntas que poderão esclarecê-los acerca de uma eventual necessidade de procurar um psicólogo.

Caso tenha alguma dúvida, poderá entrar em contato.

01.  O que faz um psicólogo clínico?

O psicólogo que trabalha com psicologia clínica, realiza atendimentos terapêuticos, para crianças, adolescentes, adultos, casais e grupos ficando a critério de cada profissional escolher uma abordagem teórica que irá direcionar a sua prática.  Independente do contexto e do público de atendimento, o que irá orientar a sua prática clínica são os princípios éticos da profissão.

02.  O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um processo construído, por paciente e profissional, nas sessões, nas quais visa conduzir o indivíduo a um maior entendimento sobre sua queixa – motivo que o levou a procurar o profissional – além de uma compreensão maior de si, de seus pensamentos, sentimentos e as consequências disso em sua vida pessoal. Assim o paciente poderá utilizar destes conhecimentos em benefício de sua estabilidade emocional e em seu comportamento no dia-a-dia, como escolhas, por exemplo.

03. Quando procurar um psicólogo?

Não existe um único motivo ou motivos específicos que justifique a procura de um profissional. Algumas pessoas procuram um psicólogo quando enfrentam algum tipo de crise em suas vidas, como por exemplo, alguns tipos de perdas, separações e problemas de ordem afetiva e profissional, ou sintomas variados tais como ansiedades sem causa específica, insônias, ou acontecimentos no geral que tenha repercussões negativas na vida do indivíduo, independente de sua faixa etária.

04. Quanto tempo dura uma psicoterapia?

Não há ao certo como prever a duração exata do processo de psicoterapia, pois cada paciente possui suas variáveis, que variam de casa para caso. Há algumas pessoas que acreditam que um tratamento psicoterápico necessita de anos para ser concluído, enquanto outros acreditam que cerca de duas sessões – assim como em tratamentos médicos – será finalizado. Em geral, apesar de variar de paciente para paciente, é um processo que pode durar alguns meses ou anos, variando com uma frequência mínima de uma sessão semanal, variando do que o paciente espera e suas expectativas para o tratamento.

05. Quais os resultados esperados de uma psicoterapia?

O processo de psicoterapia visa encontrar resultados positivos para cada paciente, visando a remissão dos sintomas como consequência de um processo de autoconhecimento, reflexão de si mesmo, e de seu relacionamento com o mundo.

06. Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?

O psiquiatra possui graduação em medicina, por isso estar apto para poder medicar seus pacientes com algum tipo de transtorno mental, enquanto que o psicólogo também trabalha com os transtornos mentais, sendo que não utiliza de medicamento para realizar seu tratamento. Por vezes, pacientes fazem sessões com psicólogos, e também utiliza medicamento indicado por um médico psiquiatra.