Avaliação Neuropsicológica

Students Studying Human Brain in Science Class --- Image by © Randy Faris/Corbis

A neuropsicologia uma especialidade que estuda as relações entre o cérebro, o comportamento e os processos mentais. É uma ciência multidisciplinar, tendo em vista a complexidade do seu objeto de estudo e teve origem a partir dos conhecimentos adquiridos da neurologia e da psicologia.

A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas. Utilizando instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o profissional pesquisará o desempenho de habilidades como: atenção, linguagem,  raciocínio,  aprendizagem, memória, processamento da informação, funções executivas entre outras identificando se o desenvolvimento dessas funções está esperado para a faixa etária, escolaridade e história de vida.

Dessa forma consegue avaliar o funcionamento cognitivo em relação a queixas comportamentais e/ou de aprendizagem, para auxiliar no diagnóstico diferencial dos transtornos e dificuldades relacionadas à infância e na orientação de intervenções.

É recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental.

As principais indicações são para se definir um diagnóstico como por exemplo a avaliação de doença de Alzheimer e outros tipos de demências, TDAH, dificuldades escolares, distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos, distúrbios do desenvolvimento, entre outros.

É utilizado também para complementar um diagnóstico, para sabermos a evolução clínica de uma doença e para identificar alvos terapêuticos para reabilitação.

A avaliação é ampla e muitos pacientes podem se beneficiar da avaliação neuropsicólogica.

O diagnóstico precoce e as definições dos alvos corretos é uma condição favorável para uma intervenção mais eficaz.

Após o processo avaliativo resulta-se em um laudo neuropsicológico, para encaminhamentos e orientações para uma reabilitação.